"Dezoito Estações de Outono" é o novo espetáculo de butoh da dupla Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama

 


Foto de Takinori Kawahara

É no topo de uma montanha em Kamihoshikawa, no Japão, que os bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama fazem nascer mais um de seus espetáculos de butoh. Após "Caminhos Pelos Quais", "A Música Não Tocada" e "O Sussurrar da Cigara", agora a dupla leva ao público "Dezoito Estações de Outono", que navega pelas variações de uma estação que lentamente transforma cores, altera a percepção da passagem do tempo e suscita no olhar as imagens impregnadas pelas culturas do Brasil e do Japão, fundidas em cena.

Nesse encontro entre países tão distintos, Ana e Nishiyama carregam as memórias vivas de seus mestres Kazuo Ohno, precursor do butoh ao lado de Tatsumi Hijikata nos anos 60; e de Yoshito Ohno, filho de Kazuo que, também bailarino, deu sequência ao legado do pai. Foi com Yoshito sensei que os bailarinos desenvolveram seu repertório em butoh, por meio de diversas imersões no Japão que seguem sendo uma tradição para a dupla mesmo após o falecimento do mestre em janeiro de 2020.

Quem dirige "Dezoito Estações de Outono" é Etsuko Ohno, esposa, maquiadora e figurinista de Yoshito sensei que o acompanhou em diversas turnês mundiais. Trata-se da segunda direção de Etsuko san para um trabalho de Ana e Nishiyama — em 2022, ela também dirigiu os bailarinos em "O Sussurrar da Cigarra", espetáculo que estreou com sessões lotadas em Porto Alegre no MEME Estação Cultural e marcou presença em espaços icônicos da capital gaúcha como o complexo do Theatro São Pedro.

"Dezoito Estações de Outono" é um espetáculo que, para Ana Medeiros, "mostra o corpo registrando a natureza a sua volta, o frio, as guerras e o fim de um ano turbulento". Em cena, ela e Nishiyama buscam viver a dança como uma espécie de ritual para tocar o sagrado, que se manifesta apesar de tudo, e desejar um mundo mais humano, sempre acompanhados de uma trajetória que pulsa com a memória dos que vieram antes.

A estreia de "Dezoito Estações de Outono" aconteceu, claro, no lendário Kazuo Ohno Dance Studio, no último dia 13 de fevereiro. “Foi maravilhoso. É o nosso lugar, é o nosso chão. Três gerações da família Ohno participaram desse projeto, e sentimos que é uma parceria que vai continuar. São dezoito estações de outono que já duram nove anos na minha vida”, conta Ana.



Foto de Takinori Kawahara


SOBRE BUTOH
Para o mestre Yoshito Ohno, Butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos". No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona — se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo e trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo.

SOBRE ANA MEDEIROS
É bailarina com formação em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance. Viveu por 23 em Nova York e já apresentou seus trabalhos em países como França, Holanda, Estados Unidos, Japão e Brasil. Em janeiro de 2015, inicia seu projeto de pesquisa e estudo do Butoh com Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, no Kazuo Ohno Dance Studio em Yokohama, Japão. Hoje o seu trabalho é voltado à prática desta vertente, tendo realizado cinco residências com Yoshito sensei. Em nove anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, mantém uma programação ativa de aulas, workshops, espetáculos e intervenções artísticas.

SOBRE HIROSHI NISHIYAMA
É natural de Osaka, Japão. Em 1990, a pedido de Kazuo Ohno, se muda para Yokohama, onde passa a estudar butoh. Por 20 anos, foi aluno de Kazuo, frequentando o Kazuo Ohno Dance Studio e participando das aulas com Yoshito Ohno. Em 2016, vem ao Brasil pela primeira vez para dançar o espetáculo “Caminhos pelos Quais” com Ana Medeiros. Após outras passagens pelo Brasil, muda-se definitivamente para Porto Alegre (RS). Ainda em colaboração com Ana, cria e dança os espetáculos "A Música Não Tocada" e "O Sussurrar da Cigarra". Hoje é professor de butoh ao lado de Ana no MEME Estação Cultural.