Teatro Oficina Olga Reverbel recebe nova apresentação do espetáculo "O Sussurrar da Cigarra"

(foto de Fabio Zambon)

O público de Porto Alegre terá uma nova oportunidade para conferir "O Sussurrar da Cigarra", espetáculo de butoh - dança originária do Japão - dirigido por Etsuko Ohno e protagonizado pelos bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama. A apresentação acontece no dia 9 de novembro, às 19h, e integra a temporada “Dança no Oficina”, do Teatro Oficina Olga Reverbel, que acontece no Multipalco Eva Sopher, dentro do icônico complexo do Theatro São Pedro. Os ingressos custam R$20,00.

“O Sussurrar da Cigarra” foi idealizado dentro do lendário Kazuo Ohno Dance Studio, no Japão. Após a estreia em Yokohama e passagens pelo Rio de Janeiro e por diferentes programações e espaços da capital gaúcha, toma forma agora no mais novo palco do Theatro São Pedro. 

Em cena, Ana e Nishiyama traduzem as inspirações nascidas quando chegaram ao Japão na época de Obon, em que os espíritos dos ancestrais retornam ao mundo dos vivos para visitar seus familiares. Nesse limiar entre vivos e mortos, as cigarras cantavam e dançavam, desprendendo-se de seus cascos e alcançando seus últimos voos, o que inspirou a dupla a levar para a cena as sombras iluminadas de um universo prestes a desaparecer.

Nascido no Japão pós-guerra, ao final da década de 1950, o butoh tem como criadores os mestres Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata. Yoshito-san, filho de Kazuo, deu continuidade ao trabalho do pai e dizia que dançar butoh é ter contato direto com nossa existência e o mundo a nossa volta, encontrando a humanidade naquele que dança e "se revela como uma flor, como a natureza e seus ciclos". 

São nesses princípios que Ana e Nishiyama baseiam o seu trabalho. "Buscamos uma dança que fale sobre nossa essência, o cultivo da vida, o cuidado com os seres humanos e o estímulo para que cada um descubra o seu próprio butoh”, conta a dançarina. “O objetivo nunca é reproduzir ou imitar o trabalho desses mestres, mas sim honrar a memória de cada um deles", finaliza ela.

O projeto "Dança no Oficina"é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), junto à Fundação Teatro São Pedro (FTSP) e com apoio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (SESC/RS). Para adquirir os ingressos, é só acessar https://theatrosaopedro.eleventickets.com ou garantir no dia da apresentação diretamente no local.


Realização:


Apoio: