Imersão "Vestígios do Tempo" desembarca no Rio de Janeiro para desnudar essências e revelar existências através do butoh


(foto de Tatiane Mendes)

Os bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama não acreditam que é possível ensinar butoh, dança vanguardista idealizada nos anos 1950 por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata no Japão. Para eles, o que conta é a possível troca de experiências na busca pelo sensível e pelos vestígios do tempo, encontrando a humanidade naquele que dança. É com essa perspectiva que Ana e Nishiyama levam a imersão "Vestígios do Tempo" para o Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de agosto, das 15h às 18h, na Casa Gira (Rua Mary Pessoa, 146 - Gavea).

"Vestígios do Tempo" nasceu após mais uma imersão de Ana e Nishiyama no Japão, quando passaram uma nova temporada no lendário Kazuo Ohno Dance Studio. De lá, trouxeram a essência e a sensibilidade vividas em cidades como Tóquio, Yokohama, Osaka e Fukushima, em contato direto com as raízes do butoh. Nas atividades teóricas e práticas que são ofertadas para um número limitado de inscritos, a dupla trabalha "uma dança viva em pequenas partículas que se agigantam, se transformam ou desaparecem, celebrando a importância de tocar a essência daquilo que foi e do que está por vir", conforme define Ana. 

Além da imersão, os inscritos terão a chance de, ao final da programação, assistir ao espetáculo mais recente concebido por Ana e Nishiyama, sob a direção de Etsuko Ohno. Trata-se de "O Sussurrar da Cigarra". O "espetáculo-poema", segundo definição da dupla, trilha o limiar entre vivos e mortos, quando as cigarras se desprendem de seus cascos e alcançam seus últimos voos, revelando as sombras iluminadas de um universo prestes a desaparecer. Desde a estreia em janeiro deste ano, "O Sussurrar da Cigarra" vem ganhando novos espaços, sempre com a casa cheia. O público em geral também poderá assistir à apresentação, mediante contribuição espontânea e consciente.

As atividades em terras cariocas são mais um marco na trajetória da dupla, que é pioneira no ensino de butoh no Rio Grande do Sul. Em oito anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, Ana e Nishiyama vêm mantendo uma programação ativa de aulas, workshops e intensivos, bem como espetáculos e intervenções artísticas, também frequentemente levados para estados como Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de Tóquio e Yokohama, no Japão.

SERVIÇO
Imersão "Vestígios do Tempo"
Na Casa Gira no Rio (Rua Mary Pessoa, 146 - Gavea - Rio de Janeiro)
De 16 a 18 de agosto, das 15h às 18h
Investimento de R$ 400
Inscrições até 1º de agosto pelo WhatsApp: (51) 99535-3979