Com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, “O Sussurrar da Cigarra” faz sua estreia no MEME Estação Cultural



Idealizado dentro do lendário Kazuo Ohno Dance Studio, durante uma nova imersão de butoh no Japão, “O Sussurrar da Cigarra” é o mais novo espetáculo dos dançarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama. A dupla, que já subiu aos palcos com “Caminhos Pelos Quais” e vem sendo pioneira com uma série de aulas regulares, workshops e intervenções artísticas de butoh no Rio Grande do Sul, retornou ao Brasil no último mês de novembro já pronta para compartilhar, em primeira mão, seu mais novo e inédito espetáculo, que conta com o apoio institucional da Fundação Japão em São Paulo.

A estreia acontecerá no MEME Estação Cultural, em Porto Alegre, com apresentações nos dias 20 e 21 de janeiro, às 20h. Quem assina a direção é ninguém menos que Etsuko Ohno, esposa do saudoso mestre Yoshito Ohno, que reabriu o icônico Kazuo Ohno Dance Studio, fechado desde a morte de Yoshito em janeiro de 2020, justamente durante a passagem de Ana e Nishiyama no Japão para mais uma imersão de butoh. Na trilha sonora, composições originais do músico gaúcho Duda Cunha e uma seleção de nomes como Bach e Nino Rota.

“Chegamos ao Japão no final do verão. As cigarras cantavam e dançavam. Também era Obon, época na qual o espírito dos ancestrais retorna ao mundo dos vivos para visitar seus familiares. É nesse limiar, entre vivos e mortos, que a cigarra se desprende de seu casco, alçando seu último voo. Nossos corpos foram absorvendo a passagem das estações, seus ritos, suas cores”, conta Ana. Segundo ela, “O Sussurrar da Cigarra” é um espetáculo que, inspirado nesse relato, se despe do tempo revelando os ciclos da natureza e os sons que dela emergem, carregando em si as sombras iluminadas de um universo prestes a desaparecer.

A estreia do espetáculo também marca um momento muito especial para Ana e Nishiyama, pois Etsuko Ohno virá pela primeira vez a Porto Alegre para acompanhar as apresentações e, no domingo, dia 22 de janeiro, às 18h, participar de uma conversa com o público, compartilhando suas percepções sobre “O Sussurrar da Cigarra” e trazendo as lembranças de sua trajetória como figurinista e maquiadora de Kazuo e Yoshito Ohno. O público pode participar dessa conversa exclusiva mediante 1kg de alimento, que será destinado a instituições sociais.

“Prestamos nosso honroso agradecimento a Etsuko san, que nos abriu as portas e, muito generosamente, teceu as tramas desse espetáculo que agora ganha vida no Brasil”, diz Nishiyama, que dançou com Kazuo e Yoshito por mais de duas décadas. Os ingressos custam R$ 60 e podem ser adquiridos no local ou através do link: https://bit.ly/3vVOE5y


SERVIÇOS

“O Sussurrar da Cigarra”, com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama

Dias 20 e 21 de janeiro, às 20h

No MEME Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 – Porto Alegre/RS)

Ingressos a R$ 60, disponíveis no local ou através do link: https://bit.ly/3vVOE5y

Mais informações: www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com

Telefone/WhatsApp: (51) 98257-0024


Uma conversa com Etsuko Ohno

Dia 22 de janeiro, às 18h

No MEME Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 – Porto Alegre/RS)

Ingresso mediante doação de 1kg de alimento

Mais informações: www.anamedeiroscoreografia.blogspot.com

Telefone/WhatsApp: (51) 98257-0024


FICHA TÉCNICA - “O Sussurrar da Cigarra”

Direção: Etsuko Ohno

Dançarinos: Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama

Cenotécnico: Rodrigo Shalako

Trilha original: Duda Cunha

Trilha: Nino Rota, Johan Sebastian Bach, Osvaldo Pugliese e Rickie G

Iluminação: Carol Zimmer

Figurinos: Margarida Rache, Rei Kawakubo e Etsuko Ohno

Assessoria de imprensa: Matheus Pannebecker

Edição de vídeo: Liége Ferreira

Produção: Betina Carminatti 

Produção (São Paulo): Raquel Omoto Gabriel

Arte gráfica: Paulo de Araújo

 Apoio institucional: Fundação Japão em São Paulo



APOIO INSTITUCIONAL



APOIO