Os Princípios da Dança Butoh

 



Os Princípios da Dança Butoh com Ana Medeiros e Hirohshi Nishiyama

Oficina – 2 encontros
19 e 26 de setembro, sábados, das 16h às 18h
Encontros realizados de modo on-line e ao vivo, via Zoom Cloud Meetings

Apresentação de exercícios performáticos – 1 encontro
03 de outubro, das 16h às 18h
Encontro aberto ao público, realizado de modo on-line e ao vivo, via Zoom Cloud Meetings e Youtube


Programação gratuita


Diante do momento atual, a prática do Butoh se faz ainda mais necessária, pois é através da dança e do contato íntimo com a própria essência que o ser humano pode se sentir mais ancorado na vida.  Dançar Butoh é dançar a interioridade da alma.

Ana Medeiros

 

Apresentação

Os Princípios da Dança Butoh, é um projeto de oficina de Butoh realizada de modo on-line e ao vivo, ministrada por Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, contemplado pelo edital FAC Digital RS, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura Do Rio Grande do Sul (Sedac), em parceria com a Universidade Feevale.

Na oficina aqui proposta serão trabalhados os princípios do Butoh segundo Yoshito Ohno, bailarino e filho de Kazuo Ohno. Para Ohno, Butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos" (Yoshito Ohno).

 

Inscrições

Até dia 15/9, através do link https://forms.gle/c9qUffnTWfrGtdSt5
Limite de participantes: 80 pessoas
Público-alvo: maiores de 21 anos
Seleção através de Carta de Intenção.
O resultado dos inscritos selecionados será divulgado dia 17/9 por e-mail; na página de Facebook https://www.facebook.com/anamedeiroscoreografia; e no site http://anamedeiroscoreografia.blogspot.com


A proposta pedagógica

A proposta pedagógica envolve a condução de exercícios e vivências guiados por imagens poéticas, procedimento característico do Butoh, sempre em diálogo com as sensações do corpo.
Compõe a programação da oficina: conceitos como karada, nikutai e shintai, (corpo esvaziado, corpo poético, corpo cotidiano) e a transição destes estados corporais; o corpo em diálogo com o espaço; os 3 ciclos da flor; a relação entre passado, presente e futuro.
Todas essas vivências serão abordadas juntamente com o contexto histórico no qual o Butoh emerge ao final da década de cinquenta, e uma breve abordagem sobre os precursores deste movimento.
Por fim, haverá um encontro aberto ao público, no qual serão apresentadas as performances elaboradas durante a oficina.
"Nessa dança, não existe o virtuosismo físico de grandes passos, nem a velocidade estonteante de um corpo a se mover no espaço. Ao contrário: no Butoh, o virtuosismo dele se dá na metamorfose destes estados e nas transições internas que o dançarino experimenta transpondo seu corpo" (Ana Medeiros)

 

Sobre os professores

Ana Medeiros
A bailarina e coreógrafa gaúcha Ana Medeiros movimentou o cenário cultural de Porto Alegre ao trazer para a capital gaúcha toda a sua experiência com o butoh, dança vanguardista japonesa criada na década de 1950 por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata. Pioneira no ensino da modalidade, Ana ocupou espaços públicos com intervenções artísticas, promoveu workshops e apresentações em célebres pontos culturais como o Instituto Ling e vem promovendo aulas regulares no MEME Estação Cultural. Retornando de sua quinta imersão no Japão com o mestre Yoshito Ohno, a bailarina agora ministra aulas de Butoh no sul e no sudeste do Brasil. Ao longo de sua trajetória, também morou 23 anos em Nova York se especializando em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance e já apresentou suas coreografias em países como França, Holanda e Japão. Nas aulas, ela apresenta toda a sua vivência com o Butoh e a cultura japonesa.

Hiroshi Nishiyama
Hiroshi Nishiyama é natural de Osaka. Em 1990, a pedido de Kazuo Ohno, se muda para Yokohama onde passa a estudar Butoh diretamente com Kazuo e Yoshito Ohno. Por 20 anos é aluno de Kazuo Ohno. Atualmente atua em vários projetos de Butoh em Tokyo e Yokohama. Em 2015 dança com Yoshito Ohno no SHINANO Primitive Sense Art Festival em Nagano. Em 2016, em sua primeira vinda ao Brasil, é convidado por Ana Medeiros para dançar no espetáculo Caminhos Pelos Quais, que teve estreia no Instituto Ling, na cidade de Porto Alegre.  Após marcar presença nas duas edições da Semana Butoh em Porto Alegre e São Paulo, Nishiyama muda-se para a capital gaúcha e colabora na criação do espetáculo "A Música Não Tocada”. Hoje ministra cursos e oficinas de dança Butoh em diversas cidades brasileiras ao lado de Ana Medeiros.


Mais Informações
Bárbara Mazzola – producaobutoh@gmail.com
MEME Estação Cultural - centromeme@centromeme.com.br / 51 982570024


Apoio 
Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul -  www.cultura.rs.gov.br e  Universidade Feevale -  www.feevale.br , www.feevaletechpark.com.br