Aberta nova temporada de butoh com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama no MEME Estação Cultural

Desde 2016 trazendo o butoh de forma pioneira para o Rio Grande do Sul, a bailarina, coreógrafa e professora Ana Medeiros abre, na próxima terça-feira (17), a temporada 2020 da modalidade japonesa no MEME Estação Cultural, em Porto Alegre. Ao lado do bailarino Hiroshi Nishiyama, Ana ministrará aulas regulares no espaço, apresentando e aprofundando os princípios da dança criada na década de 1950 pela dupla Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata.

Ana, que já esteve cinco vezes no Japão para residências com o saudoso mestre Yoshito Ohno, compartilhará as vivências compartilhadas com o próprio Yoshito, filho de Kazuo e que, até seu falecimento em janeiro deste ano, seguiu difundindo o legado do pai e abrindo novos caminhos para o butoh. Em cinco anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, bailarina mantém uma programação ativa de aulas, workshops eintensivos, bem como espetáculos e intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade.

Além da proximidade com toda a experiência de Ana, que também formou-se em dança moderna pela emblemática Martha Graham School of Contemporary Dance, os alunos estarão semanalmente com Hiroshi Nishiyama. Antes de se mudar definitivamente para Porto Alegre, o bailarino teve aulas com Yoshito Ohno durante mais de duas décadas e trabalhou em diversos projetos relacionados ao butoh no Japão. Em parceria com Ana, Nishiyama, entre outras iniciativas, já idealizou e apresentou o espetáculo “Caminhos Pelos Quais”.

Marcadas para todas as terça-feiras, das 17h30 às 19h30, as aulas regulares da dupla trabalharão os princípios de butoh segundo Yoshito Ohno. “A despedida de Yoshito ressignificou muitos aspectos da nossa relação com o butoh, com a vida e com o precioso legado deixado por ele. Levar para as pessoas tudo o que Yoshito ensinou é uma honra, uma missão e, acima de tudo, uma grande responsabilidade. Queremos reverberar esse legado e celebrar tudo o que ele segue nos ensinando através da dança”, conta Ana.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail centromeme@centromeme.com.br ou pelo telefone (51) 3019-2595. Mais informações pelo site http://anamedeiroscoreografia.blogspot.com/.

SOBRE O BUTOH SEGUNDO YOSHITO OHNO

Para Yoshito Ohno, butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. É também encontrar a humanidade e "se revelar como uma flor, como a natureza e seus ciclos". No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona — se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo e trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo.

SERVIÇO

Aulas regulares de butoh com Ana Medeiros e Hiroshi Nishyama
No MEME Estação Cultural (Rua Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS)
Quando? Terças-feiras, das 17h30 às 19h30
Inscrições: centromeme@centromeme.com.br / fone (51) 3019-2595
Investimento: R$ 150,00 (mensalidade, 1x semana) ou R$ 50 (aula avulsa)