Após apresentação no projeto Casa Dança, Ana Medeiros conta sobre a experiência de compartilhar os ensinamentos do Butoh

Ao final do workshop, a turma assistiu a uma apresentação da dança (Foto: Jorge Eduardo Diehl)


Dividir a essência da dança Butoh é uma das motivações da bailarina Ana Medeiros ao ministrar suas aulas. No fim de outubro, ela participou do projeto Casa Dança, promovido pela Casa Cultural Tony Petzhold, e conta como é importante repassar os ensinamentos que recebeu do mestre Yoshito Ohno durante três residências no Japão.

A coreógrafa explica que, no ato de ensinar, é preciso ter a humildade de aceitar o que não se sabe. “Sentir o coração se torna o canal em que os ensinamentos de Yoshito começam a ecoar dentro de mim. É a partir daí que começamos as aulas”, conta.

Ana afirma que é um desafio transmitir o legado de Yoshito e de seu pai Kazuo Ohno, nomes que, segundo ela, revolucionaram o mundo da dança e de todos que entraram em contato com suas obras. “Quando ensino, é neste território que o primeiro encontro dos alunos se dá com o Butoh: no não saber. O ‘não saber’ é o espaço vazio necessário para escutar o coração, escutar o corpo, escutar a dança que nasce de dentro, o Butoh”, relata.

Foram três dias de workshop no evento que, a cada edição, contempla uma modalidade artística da Casa. “Percebi nessa experiência a maravilhosa e aterrorizante sensação de ver os alunos realmente se entregando para as propostas de aula. E o que mais me comove: sentir a humanidade de todos transformando o espaço e deixando rastros”.

Confira mais algumas imagens do projeto:

Foto: Jorge Eduardo Diehl

Foto: Jorge Eduardo Diehl

Foto: Jorge Eduardo Diehl

Foto: Jorge Eduardo Diehl