Ana Medeiros relembra apresentação de Butoh com Yoshito Ohno no Japão

Com quase 30 anos de estrada, a bailarina Ana Medeiros coleciona espetáculos ao longo da carreira. Ainda assim, uma dança em especial se destaca em sua memória: a apresentação de Butoh com Yoshito Ohno durante uma visita ao Japão. A coreógrafa conta que o momento trouxe a ela um estado de choque e felicidade.

A situação foi ainda mais importante, pois aconteceu no Kazuo Ohno Dance Studio, na cidade de Yokohama, escola de dança do mestre do Butoh. “A dança nasceu do improviso. Todavia, tínhamos a compreensão de três meses de convivência dançando, apreendendo e conversando sobre o Butoh. Tudo o que estava absorvendo ganhou corpo na nossa performance”, descreve.

Segundo Ana, a presença de Yoshito, filho do mestre Kazuo Ohno, transforma o espaço. “Mais do que dançar percebi meu corpo escutando a sua dança, ecoando seus rastros. Às vezes, dançar com um monstro sagrado significa desaparecer no espaço. Poderia ficar ali o resto da vida, sendo sombra... desaparecendo. Dançar com Yoshito é como chegar a um continente desconhecido, é como nadar em mar aberto”.


O dia 3 de julho de 2016 ficou marcado para a bailarina, pois o resultado da experiência foi a realização de um sonho. “Para mim, o melhor lugar do mundo é exatamente onde ele está. Seja apreendendo ou dançando com Yoshito Ohno, o que me encanta e completa são os encontros com este mestre que me ensina a dançar a vida e a descobrir o cerne da minha dança”.