Com apresentação aberta ao público, bailarina e coreógrafa Ana Medeiros leva o butoh ao projeto Casa Dança

Foto: Jorge Eduardo Diehl
Desde que voltou de sua terceira imersão no Japão com o mestre do butoh Yoshito Ohno em agosto, a bailarina e coreógrafa gaúcha Ana Medeiros não parou. Após apresentar o espetáculo “Caminhos Pelos Quais” no Instituto Ling acompanhada do bailarino japonês Hiroshi Nishiyama, promover novos workshops e consolidar seu trabalho com o butoh nas aulas regulares que ministra semanalmente, Ana agora é a grande convidada do projeto Casa Dança, promovido pela Casa Cultural Tony Petzhold, que, a cada edição, contempla uma modalidade artística. O butoh, dança japonesa nascida nos anos 1950, é o tema da vez.

Na programação do Casa Dança, são ofertados três dias de oficina e uma apresentação de espetáculo coreográfico seguida de debate entre artistas e público sobre o processo de construção artística. O workshop, que será realizado de 28 a 30 de outubro, custa R$ 45, mas o público também tem a possibilidade de conhecer o butoh de forma gratuita: a apresentação idealizada por Ana Medeiros acontece no dia 30 de outubro, às 20h, e é aberta ao público. No palco, a gaúcha estará acompanhada do músico Duda Cunha e de seus alunos e bailarinos Lisandro Belotto, Nury Salazar, Patrícia Silveira e Sissi Betina Ventu.

Para Ana Medeiros, dançar Butoh é dançar a interioridade da alma. "Nessa dança, não existe o virtuosismo físico de grandes passos, nem a velocidade estonteante de um corpo a se mover no espaço. Ao contrário: no Butoh, o virtuosismo dele se dá na metamorfose destes estados e nas transições internas que o dançarino experimenta transpondo seu corpo", define a bailarina, que, ao longo de sua trajetória, também morou 23 anos em Nova York se especializando em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance e já apresentou suas coreografias em países como França, Holanda e Japão.

O projeto Casa Dança, da Casa Cultural Tony Petzhold, conta com as verbas do Fundo de Apoio a Cultura do governo do estado, e o valor arrecadado com as inscrições para o workshop irá para a restauração da Casa Cultural Tony Petzhold.

SERVIÇO
Casa Dança – Butoh com Ana Medeiros
De 28 a 30 de outubro, na Casa Cultural Tony Petzhold (avenida Cristóvão Colombo, 400)
Workshop a R$ 45 e apresentação de encerramento aberta ao público (30 de outubro, às 20h)
Inscrições pelo telefone (51) 3268-9669 ou pelo e-mail casaculturaltonypetzhold@gmail.com.