Ana Medeiros ministra workshop de Butoh em janeiro

Depois de dois meses no Japão estudando Butoh com o mestre Yoshito Ohno, é hora de passar adiante os ensinamentos que aprendi por lá. Em janeiro irei ministrar um workshop de Butoh na Casa Cultural Tony Petzhold.

Ao todo serão três encontros (dias 19, 21 e 22 de janeiro) para trabalhar os princípios do Butoh de Yoshito Ohno, bailarino e filho de Kazuo Ohno. Sempre depois das aulas, haverá um momento fora da sala de dança dedicado a vídeos e livros sobre Butoh, além de conversa a respeito do trabalho.



No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio, se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona—se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo, trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo.

Para Ohno, Butoh é dançar a existência, é estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos".

Aprendi com Yoshito Ohno que dançar Butoh é levar o âmago ao encontro do seu Shoshin (lugar de origem, primórdio, casa). Ele sempre fala que seu professor, e precursor do Butoh, Tatsumi Hijikata dizia que "Butoh é o encontro da essência com a existência".


Programação
19/01
Workshop de Butoh – A essência.
14:30 às 17:30h

21/01
Workshop de Butoh – Corpo poético, corpo cotidiano.
14:30 às 17:30h

22/01
Workshop de Butoh – Levando a sombra.
14:30 às 17:30h

Bate-papo e mostra de vídeos e livros até às 18:00 após às aulas.

INSCRIÇÕES: casaculturaltonypetzhold@gmail.com, fone (51) 3268-9669

O investimento para o workshop é R$ 300,00 para os 3 dias (9h/aula). O certificado será entregue apenas para os que tiverem 100% de presença.

LOCAL:
Casa Cultural Tony Petzhold (Av. Cristovão Colombo, 400. Bairro Floresta. Porto Alegre/RS)